domingo, 29 de novembro de 2015

Fita de viés com picot

Pediram-me para fazer uma toalha de bebé para uma menina, a Julia, toalha branca com uma aplicação com o nome e uma fita de viés a toda a volta, até aqui estava tudo tranquilo, até ter percebido que a fita de viés escolhida, a tal do picot, não é igual às outras! Eu já tinha utilizado uma fita destas numa fralda, mas era igual às fitas de viés normais, colocava-se da mesma forma, primeiro aberta e depois fechada, mas esta não, tem de ser colocada directamente fechada, porque ela não abre em 4.... 

 Lá está a fita de viés com picot, a das bolinhas brancas, um terror! Tive de alinhavar os 4m de fita e depois coser, mas ela ganha vida própria e nem sempre ficou bem, tive de descoser, odeio descoser e voltar a coser, mas enfim, consegui! 

E assim ficou a toalha pronta. Para colocar a aplicação com o nome, utilizei outro material novo, uma entretela que tem cola dos dois lados que se activa com o ferro, coloca-se no avesso do tecido, passa-se com o ferro, depois retira-se a película e cola-se no outro tecido e passa-se de novo com o ferro, não sei bem o nome desta entretela, esqueci-me de perguntar na retrosaria onde comprei, mas vale bem a pena, ajuda imenso na hora de fazer aplicações, ficam muito bonitas e torna mais fácil de coser por cima. 

Dois materiais novos, mas só o último é que me conquistou e ficou no meu coração! 


Actualização importante! 
Quando escrevi este post ainda não tinha experimentado abrir em 4 e puxar a fita com picot, tive medo de estragar, mas depois quando peguei no bocadinho que sobrou e experimentei abrir, descobri que se pode mesmo abrir em 4 que o picot continua igual por fora, na altura tinha-me poupado muito trabalho se soubesse, mas vamos aprendendo experimentando! Uma coisa tão simples.... Agora já posso voltar a olhar para as fitas com picot! 


Sem comentários:

Enviar um comentário