segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Melhor bolo de chocolate que já fiz

Este fim-de-semana precisava de um docinho para ter energia para costurar, às vezes tenho estes momentos em que preciso de chocolate para pensar melhor ou para ter energia, já assim era quando estava a estudar para os exames da faculdade, na altura fazia brigadeiros! Desta vez apetecia-me bolinho de chocolate!
Lembrei-me que tinha comido um bolinho de chocolate na casa de um amigo que tinha gostado bastante e na altura ouvi dizer que tinha sido feito na yammi, então fui à procura da receita no site e fiz, não tenho yammi mas ficou bom na mesma! Uma das coisas que mais influência tem na qualidade de um bolo de chocolate é o próprio chocolate, portanto usei o pantagruel 70% cacau e o resultado foi este bolo maravilhoso! O melhor que já fiz na vida! E não sou a única a achar que está maravilhoso, o meu provador que é bastante dificil de agradar nas sobremesas, também achou, portanto é mesmo!!!
Deixo aqui a receita, se alguém estiver a ler isto e quiser experimentar:

Receita retirada do livro da Yammi (versão pdf disponível no site):

Maravilha de chocolate

250gr de chocolate (chocolate bom!!! Usei pantagruel 70% cacau)
5 ovos
180gr manteiga
200gr açucar
20gr farinha
1 pitada de sal

Para quem não tem yammi como eu:
Primeiro separar as gemas das claras, juntar as gemas com o açúcar e bater bem até ficar uma mistura esbranquiçada.Reservar.
Derreter o chocolate em banho-maria e juntar a manteiga, ainda no banho-maria para derreter bem e se misturar com o chocolate. Retirar do banho-maria.
Juntar uma colher do preparado das gemas com o açucar ao chocolate derretido, para habituar as gemas ao calor, mexer e depois juntar às gemas com açucar.
Juntar a farinha, não mexer muito, só para misturar a farinha até que desapareça.
Bater as claras em castelo com a pitada de sal, bem firmes.
Envolver as claras no preparado anterior.
Colocar numa forma redonda forrada com papel vegetal.
Colocar no forno pré-aquecido a 180C durante 15 minutos.


E já está! Recomendo muito!!

Sem comentários:

Enviar um comentário